domingo, 31 de outubro de 2010

Plantão das Eleições - Notícias Rápidas



Candidatos ao governo de Roraima votam no final da Manhã
Os candidatos Neudo Campos (PP) e o governador Anchieta Júnior (PSDB) votaram às 11h30 (hora de Brasília) deste domingo (31) em Boa Vista, capital de Roraima. Pesquisa Ibope sobre a disputa pelo governo do estado divulgada ontem mostra Anchieta com 51% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 49% do ex-deputado federal Campos. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mesário agride servidor do TRE que foi busca-lo em Casa
Um mesário foi detido pela polícia na cidade de Piçarras, norte de Santa Catarina, por ter agredido um servidor da Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, o servidor foi cumprir uma determinação da juíza eleitoral Joana Ribeiro Zimmer, buscando o mesário em casa para conduí-lo até sua seção eleitoral. Ao chegar no local, o servidor foi agredido. Segundo informações do tenente-coronel Giovanni Pacheco, o agressor foi conduzido pela Polícia Militar e está à disposição da Justiça.

Anastasia vota em Minas Gerais
O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) votou às 12h30 deste domingo (31), no Colégio Arnaldinum, no bairro Cruzeiro, região centro-sul de Belo Horizonte. O governador estava acompanhado do senador eleito Aécio Neves (PSDB).

Após confução no 1° Turno, eleição corre sem fila em Lisboa
Votar no segundo turno em Lisboa está sendo mais fácil e menos demorado do que no primeiro, ao menos no período da manhã. “Demorei mais de uma hora (no dia 3 de Outubro). Agora não foi nem 15 minutos”, diz o sul-matogrossense Gilmar Garcia Grancieri, encarregado de loja, de 36 anos.

Os números das seções eleitorais de quem vota na cidade mudaram. Com isso, no primeiro turno, quem tinha título antigo ou tinha o novo, mas não estava com ele, teve de retirar o novo no local da votação. Houve filas e, por volta das 10h30 do dia 3, mais de 400 pessoas se aglomeravam no saguão da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde as eleições ocorrem.

Neste domingo (31), no mesmo horário, havia menos de 20. “Hoje foram 3 a 4 minutos (para votar). No primeiro turno fiquei 15 a 20 minutos na fila do título”, diz o paranaense Ricardo Vieira, de 24 anos, soldador.

Desde o início da votação há listas com os nomes e seções de todos os votantes, colocadas longe da porta de entrada – outra mudança em relação ao dia 3. “Houve tumulto. Hoje procuramos distribuir”, diz o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto.

Quem vai retirar o título pode fazê-lo em um local separado. “É organizado”, diz o portuguẽs Mario Silva, de 19 anos, que pela primeira vez acompanhava uma eleição brasileira – mua mulher, mineira, veio votar.

O tempo também melhorou após uma manhã de pancadas fortes de chuva. Segundo a previsão, durante a tarde haverá chuva fraca, embora o vento deva continuar forte. “É uma boa expectativa”, diz Barreto, que preferiu não fazer uma estimativa de qual será a participação.

No primeiro turno, a abstenção em Portugal ficou em torno dos 60%. O Consulado colocou anúncio em um jornal português avisando sobre a eleição.
Segundo Paes Barreto, até por volta das 10h30 todas as urnas eletrônicas estavam em funcionamento e não houve incidentes – como boca de urna. As eleições decorrem até as 17h (15h do Brasil).

Candidato ao Governo de AL, Ronaldo Lessa (PDT) vota em Maceió
O canditato ao governo de Alagoas pelo PDT, Ronaldo Lessa, votou no bairro Poço, em Maceió, às 10h (11h em Brasília). Lessa estava acompanhado pelos netos Pedro e Leo, que teclaram para o avô o número na urna eletrônica.

Lessa falou rapidamente com eleitores e comemorou os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto no Estado, que apontavam empate técnico dele com o candidato do PSDB, Teotônio Vilela. Segundo Lessa, o apoio de Fernando Collor, derrotado no primeiro turno, foi importante para o crescimento dele nas pesquisas.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (30) mostra o candidato Teotônio Vilela Filho (PSDB) com 52% dos votos válidos (excluídos os votos brancos, nulos e indecisos) na corrida pelo governo de Alagoas. O candidato Ronaldo Lessa (PDT) tem 48%.

Agnelo Queiroz vota em Brasília
O candidato ao governo do Distrito Federal pelo PT, Agnelo Queiroz, votou neste domingo (31), por volta de 11h15n no Centro de Educacação de Jovens e Adultos da 602 Sul, em Brasília. Ele chegou ao local de votação acompanhado da mãe, mulher, filha e filho. Ao sair, seguiu para outro colégio na Asa Sul, onde votam a mulher e a filha.

Cabral vota no Rio e diz confiar na Vitória de Dilma
Governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), acaba de votar na Escola Municipal Roma, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele disse estar confiante na vitória de Dilma Rousseff (PT)

“Vou assistir a primeira mulher a ser presidente do Brasil. Após a apuração vou ligar para a Dilma e para o presidente Lula. O Brasil vai estar comemorando”, disse Cabral.

Cabral ressaltou que Dilma vai honrar o compromisso de não haver divisão dos royalties do pré-sal entre os estados.

Dilma segue para casa do ex-marido em Porto Alegre
Dilma Rousseff acaba de deixar a casa da filha em Porto Alegre. Ela ficou por cerca de 2h30 com a família. A candidata do PT à presidência segue para a casa do ex-marido Carlos Araújo.

Dilma votou na manhã deste domingo (31), em Porto Alegre. Ela estava acompanhada de Tarso Genro (PT), governador eleito do estado. Ainda neste domingo ela deve embarcar para Brasília.

Marconi Perillo votou pela manhã no interior de Goiás
O candidato ao governo de Goiás pelo PSDB, Marconi Perillo, votou na manhã deste domingo (31), às 11 horas, em Palmeiras de Goiás (GO).

Governador reeleito de Pernanbuco vota no Recife
O governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), votou às 10h10 (11h10 no horário de Brasília) deste domingo (31), no colégio Silva Jardim, no bairro de Casa Forte.

Campos chegou acompanhado pelo filho mais novo, pela esposa, Renata Campos, e pela mãe, a deputada federal Ana Arraes (PSB). Além da família, o governador também estava acompanhado por dois aliados políticos: o senador eleito Humberto Costa (PT) e o prefeito interino do Recife, Milton Coelho (PSB). Ele não precisou enfrentar fila, já que a seção estava vazia.

Campos foi reeleito no primeiro turno com 3.450.874 votos, o equivalente a 82,83% dos votos válidos. O segundo colocado, Jarbas Vasconcelos (PMDB), teve 585.724, ou 14,05%.

Itamar Franco vota em Juiz de Fora
O senador eleito por Minas Gerais Itamar Franco (PPS) votou às 11h50 desde domingo (31), no Colégio Stela Matutina, no centro de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. Ele estava acomapanhado pelo ex-deputado federal Marcelo Siqueira (PMDB) e pelo deputado estadual eleito em Minas Bruno Siqueira (PMDB).

"Faltou carisma na Campanha" diz Renato Casagrande
O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse ao votar na manhã deste domingo (31) que a campanha eleitoral no 2º turno foi mais racional que de costume, porque faltou carisma aos dois candidatos que disputam a vaga da Presidência da República. Casagrande, que é cabo eleitoral de Dilma Rousseff (PT), chegou à sessão eleitoral por volta das 9h50, acompanhado de seu vice, Givaldo Vieira (PT), que coordenou a campanha da petista no estado.

O atual governador capixaba, Paulo Hartung (PMDB), também votou, por volta das 10h, e também criticou a campanha eleitoral dos dois candidatos presidenciais. Para ele, o debate político foi prejudicado por conta da polêmica em torno de assuntos religiosos e pela troca de acusações de ambos os lados.

Brasileiros em NY querem que novo presidente dê atenção á Educação
Como aconteceu no primeiro turno, bem antes de abrirem os portões do Metropolitan Pavilion, para começar a votação em Nova York, os eleitores já faziam fila. E novamente entre os primeiros estava Nilton Jerônimo.

No primeiro turno, mesmo sendo o primeiro da fila, não foi o primeiro a votar. Como deixou para pegar o título o local de votação, precisou entrar em outra fila para receber o documento.” Hoje eu não preciso pegar o título”, comentou.

Neste domingo (31), Nilton chegou um pouco mais tarde e ficou em terceiro. Tanta pressa tinha motivo. O eleitor precisava levar o filho para trabalhar cedo e não queria perder a oportunidade de votar. ” Vim votar mais uma vez para ver se muda o país. Espero que principalmente na segurança.

Porque aquela violência no Rio, São Paulo. em todo lado não é boa”, disse.

E Nilton quer mais. ” Educação, Saúde. É muito importante, a pessoa ter saúde, educação e segurança . Espero que o próximo governo olhe isso para nós.”concluiu.

Sônia Pinto estava logo depois na fila e chegou cedo porque estava ansiosa para votar. ” Espero que seja lá quem for eleito presidente que ajude o nosso país e que olhe para as crianças que não têm condições financeiras para ter uma boa educação. Que o Brasil prospere bastante nos próximos anos e que nos surpreenda mais e mais”, comentou a eleitora que mora em Nova York há 10 anos.

Candidatos ao Governo do Piauí votam em Teresina
Os candidatos ao governo do Piauí, Wilson Martins (PSB), governador do estado, e Silvio Mendes (PSDB), votaram em Teresina.

Mendes votou na Escola Darcy Araújo, na zona leste da cidade, por volta das 10h (horário local). Segundo a assessoria de imprensa, o candidato visitará bairros do município e, depois, acompanhará a apuração dos votos na agência de publicidade da campanha.

Martins votou por volta das 11h (horário local) no Colégio Madre Savina, na zona leste da cidade, acompanhado da mulher. Após a votação, o candidato voltará para casa e ficará em contato com integrantes da campanha no interior do estado para saber o andamento da votação, de acordo com a assessoria de imprensa.

Segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (30), Martins tinha 58% das intenções de votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e Silvio Mendes (PSDB), tinha 42%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No primeiro turno, Martins teve 46,37% dos votos e Mendes teve 30,08%.

Mais informaçõs á qualquer momento, e a apuração dos votos a partir das 17h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário