Nesta quinta-feira, o P1 transmite o último debate entre Barack Obama e Mitt Romney, com apresentação de Augusto Xavier, e comentários de Diego Vega, editor de assuntos internacionais do P1, e tradução simultânea de Cecília Pimenta.
O último debate entre Obama e Romney foi realizado na Lynn University, em Boca Raton, na Flórida. O encontro foi moderado por Bob Schieffer, âncora da CBS, e teve como tema a política externa do país.
Os distúrbios na Síria também foram abordados no debate. Obama ressaltou que prefere usar a diplomacia em vez da força. Romney disse que falta liderança ao atual presidente norte-americano.
O moderador questionou os candidatos sobre o papel dos EUA no mundo. Romney disse que o país tem como missão promover a paz e a democracia. Para Obama, o mundo precisa dos EUA e o país está mais forte do que há quatro anos, quando assumiu.
Bob Schieffer questionou os candidatos sobre o papel dos Estados Unidos na delicada relação entre Irã e Israel. 'Um ataque a Israel seria um ataque contra os EUA', perguntou o âncora.
Os candidatos discutiram o futuro do Afeganistão que, teoricamente, passará por uma transição de comando em 2014. Mitt Romney assegurou que trará as tropas norte-americanas para casa. Barack Obama disse que iniciou seu mandato com duas guerras em curso e que pode sair do Afeganistão.
A China ganhou destaque no último bloco com Mitt Romney afirmando que vai pressionar o gigante asiático no campo econômico. Obama contou que, mesmo com a moeda chinesa desvalorizada, nunca o exportador norte-americano vendeu tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário