quarta-feira, 6 de março de 2013

Jornal do P1 Manhã - com Márcio Nascimento (06/03/13)




MÁRCIO NASCIMENTO
Bom dia, esta edição do Jornal do P1 Manhã começa com a notícia da morte do líder venezuelano Hugo Chávez, o presidente tinha 58 anos e estava internado desde dezembro para tratar um câncer, o anúncio da morte de Chávez foi feito no início da noite pelo presidente Nicolás Maduro, herdeiro político que comandou o país nos dois últimos meses, a luta contra o câncer impediu Chávez de tomar posse em janeiro, Chávez estava internado no hospital militar de Caracas, veja agora as últimas informações sobre a morte do líder.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, morre aos 58 anos em Caracas

O anúncio da morte do presidente venezuelano foi feito pelo vice-presidente, que assumiu o país nos últimos dois meses, Nicolás Maduro, em pronunciamento na TV. Hugo Chávez estava internado desde dezembro para tratar um câncer.



Nicolás Maduro diz que Chávez passava pelo pior momento desde a 4ª cirurgia contra o câncer

Em uma reunião de gabinete, nesta terça, o vice-presidente disse que esse era o pior momento de Hugo Chávez, desde a quarta cirurgia realizada em dezembro de 2012 e ainda afirmou que o câncer do presidente venezuelano era um ataque de seus inimigos.



Em 14 anos, Chávez diminui a pobreza, o analfabetismo e melhorou a economia

O presidente venezuelano combateu ativamente a influência dos Estados Unidos na América Latina. Aproximou-se de Fidel Castro e se tornou o principal inimigo do governo americano.



Dilma Rousseff faz pronunciamento sobre a morte de Hugo Chávez

A presidente interrompeu o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para homenagear o presidente.



Venezuela precisa convocar eleições em até 30 dias

O mais cotado a ocupar o cargo é o atual vice-presiente, Nicolás Maduro, que foi motorista de ônibus, chegou a ministro das Relações Exteriores, antes de se tornar o vice. Após o anúncio da morte, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ofereceu condolências à família de Hugo Chávez.



Ex-presidente Lula diz que tem orgulho de ter trabalhado ao lado de Chávez

Lula divulgou uma nota manifestando tristeza pela morte do amigo e disse que tem orgulho de ter trabalhado pela integração da América Latina e por um mundo mais justo ao lado do presidente da Venezuela.




Conheça homens que têm fobia de mulheres bonitas

A penúltima reportagem da série especial do Jornal do P1 Manhã apresentou casos de rapazes que se intimidam com a presença de moças bonitas. Assista!




Calor e chuva forte no sudeste

Fique por dentro da previsão do tempo para os próximos dias em todo o Brasil com a meteorologista Olívia Nunes.




Polícia investiga funcionários do Aeroporto de Guarulhos que furtavam malas

Três homens que abriam as malas ainda dentro dos aviões foram presos nesta terça. O alvo preferido dos bandidos eram voos vindos dos Estados Unidos.



MP recebe inquérito sobre a médica suspeita de matar pacientes em Curitiba

O inquérito foi entregue na noite desta segunda ao Ministério Publico. Além das cinco pessoas da equipe já presas, uma outra medica também foi indiciada; todos por homicídio qualificado, crime hediondo e formação de quadrilha.



Homem é preso em flagrante por tentativa de estupro na Baixada Fluminense

Ele havia acabado de sair da prisão pelo mesmo crime. Num único dia, ele tentou violentar sete vítimas, duas delas menores.



Depoimento mais esperado do julgamento do goleiro Bruno é adiado para hoje

Nesta terça, os jurados assistiram a vídeos com a reconstituição dos últimos dias de Eliza Samúdio. A mãe da modelo passou mal e precisou deixar o plenário. Direto de Contagem, o repórter Eduardo Ribeiro relata como foi o segundo dia de julgamento. Acompanhe.



Imprensa italiana divulga primeira foto de Bento XVI após renúncia

Na imagem, o Papa emérito passeia pelo jardim de Castel Gandolfo. No Vaticano, já está quase tudo pronto para o conclave que vai escolher o próximo líder da igreja católica.



MÁRCIO NASCIMENTO
Hugo Chávez entra para o Panteão dos líderes latino americanos. Governos e regimes apoiados em um grande líder popular é uma característica que marcou a história da América Latina dos séculos XX e XXI. Chávez de contrapôs a uma oligarquia que governava a Venezuela desde os tempos colônias. Primeiro com a posse das terras e as grandes fazendas, da escravidão de índios e negros, depois açambarcando as riquezas provenientes do petróleo. Uma nação controlada por poucos que monopolizavam o poder, viviam na corrupção e gastavam suas fortunas em Miami. Chávez é fruto dessas imensas contradições sociais e históricas. Ele teve coragem de peitar o seu principal comprador de petróleo, os Estados Unidos, e influenciar decisivamente os governos da Nicarágua, Equador e Bolívia. Vai ser julgado pela história como todos os outros líderes que conseguiram mobilizar as multidões de miseráveis sonhadores com uma vida melhor, mais justa e mais humana. Merece o respeito dos seus admiradores e opositores. Sai da vida para entrar para a história, como disse Vargas. O Jornal do P1 Manhã termina aqui, um bom dia pra você e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário