LETÍCIA PEREIRA
Boa madrugada, o Jornal Internacional está no ar, confira as principais notícias do mundo.
Cálice para Francisco
O famoso ferreiro argentino Juan Carlos Pallarols vai viajar para Roma no domingo com rascunhos de um cálice que planeja oferecer ao papa Francisco. O conterrâneo do novo pontífice deve levar consigo também uma barra de prata, que vai ser usada na confecção do objeto, para ser abençoada no Vaticano.
Vaticano rebate críticas ao papa por ditadura argentina
O Vaticano negou nesta sexta-feira as denúncias de que o papa Francisco colaborou com a ditadura militar na Argentina. Em uma entrevista coletiva, o porta-voz da Igreja Católica garantiu que o novo Sumo Pontífice, pelo contrário, tentou proteger as pessoas da repressão.
Os souvenires de Francisco
Os primeiros souvenires do papa Francisco começaram a ser vendidos nesta sexta-feira em barraquinhas e em livrarias no Vaticano. Apenas dois dias depois do fim do conclave, os turistas que visitam a Praça de São Pedro já podem levar para a casa uma lembrança do novo santo padre.
Um papa de improviso
O papa Francisco pediu nesta sexta-feira aos cardeais que não cedam ao pessimismo e à amargura. Depois tropeçar e quase cair, o sumo pontífice fez um discurso emotivo e em parte improvisado, que pode significar uma mudança de estilo na maneira de liderar a Igreja. Aos 76 anos, ele fez um elogio à própria velhice e dos demais cardeais, e a comparou "ao bom vinho que melhora com o passar dos anos".
Azeite: o ouro da Andaluzia
O pequeno trator faz vibrar o tronco da oliveira para desprender os frutos. Estas azeitonas serão processadas em poucas horas. Andaluzia se destaca pela produção de aceite de oliva. Mas os espanhóis estão preocupados com a crescente concorrência do vizinho Marrocos.
Voo com gravidade zero
Um Airbus A300 decolou nesta sexta-feira da cidade francesa de Bordeaux. Mas este não era um voo qualquer: a viagem para apenas 40 sortudos simulou a sensação de gravidade zero. Para fazer parte do primeiro trajeto comercial deste tipo na Europa, os passageiros tiveram de desembolsar 6 mil euros.
O drama dos Corinthianos presos na Bolívia
Os 12 torcedores do Corinthians presos após a morte de um garoto de 14 anos na partida com o San José, em Oruro, estão dividindo uma cela de 12 metros quadrados e apenas um banheiro. Na última terça-feira, a Justiça negou o pedido de relaxamento da prisão preventiva deles.
Caixão de Chávez percorre Caracas
O caixão de Hugo Chávez percorreu as ruas de Caracas nesta sexta-feira, em um último adeus ao presidente venezuelano. O corpo deixou a capela ardente, da Academia Militar da capital, com destino ao Quartel de La Montaña.
PMs cariocas e espanhóis fazem treinamento conjunto
PMs do Batalhão de Choque e da polícia espanhola realizaram nesta sexta-feira no Rio de Janeiro um treinamento conjunto. O objetivo foi realizar operações simuladas que fazem parte da preparação dos agentes de segurança para os grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olimpícos de 2016.
Esqueletos da Peste Negra
Trabalhadores do novo projeto ferroviário de Londres, o Crossrail, descobriram 13 esqueletos durante as escavações para a construção dos trilhos. Segundo arqueólogos, os restos podem pertencer a vítimas da peste bubônica, mais conhecida como Peste Negra, que dizimou um terço da população europeia no século XIV.
Eurogrupo discute resgate ao Chipre
Os ministros das Finanças da Eurozona estão reunidos em Bruxelas para decidir sobre o pacote de ajuda financeira pedido pelo Chipre. O país solicitou dinheiro ao bloco de moeda única e ao Fundo Monetário Internacional para socorrer principalmente o setor bancário.
Vestidos de Diana vão a leilão
Uma casa de leilões na Inglaterra vai leiloar 10 vestidos usados pela princesa Diana. Os lances para comprar as peças podem chegar a quase 900 mil reais.
Dois anos da guerra na Síria
As grandes manifestações que deram início à revolta na Síria começaram em 15 de março de 2011. Exatamente dois anos depois, o movimento pró-democracia, que nasceu em meio à Primavera Árabe, se transformou em uma guerra civil sem data para acabar. Estimativas já apontam mais de 70 mil mortos no conflito. Ainda assim, o presidente, Bashar al-Assad, se recusa a renunciar.
Novo parlamento se reúne na Itália
O novo parlamento italiano, eleito na votação do final de fevereiro, relizou nesta sexta-feira a sessão inaugural. Os partidos tentam encontrar uma saída para o impasse criado pelo pleito, que deu maioria para a esquerda na Câmara dos Deputados, mas sem poder suficiente para controlar o Senado e formar um governo.
Um smartphone que acompanha o olhar
A Samsung lançou na noite de quinta-feira em Nova York a mais recente aposta da empresa no mercado de smartphones: o Galaxy S4. Mais fino e com uma tecnologia que acompanha o movimento dos olhos, o aparelho começará a ser vendido no final de abril em 155 países do mundo.
Obama quer ouvir os dois lados
Uma semana antes de embarcar para Israel, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em uma entrevista que a viagem que vai fazer ao país e aos territórios palestinos tem como objetivo ouvir os pontos de vista dos dois lados sobre como avançar, depois de mais de dois anos sem negociações de paz. Obama ainda falou sobre as tensões com o governo iraniano.
França quer dar armas a rebeldes sírios
O presidente francês, François Hollande, confirmou que o país pretende fornecer armas aos rebeldes na Síria. Ele disse que não se pode mais responder ao conflito, que já dura dois anos, apenas com sanções.
LETÍCIA PEREIRA
E este foi o Jornal Internacional de hoje, outras informações na edição de sábado do Jornal do P1 Manhã que começa ás 8 da manhã, a todos vocês um bom final de semana e até mais, tchau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário