LETÍCIA PEREIRA
Boa madrugada, está no ar ao vivo e em alta definição o Jornal Internacional, veja os destaques de hoje: A morte como segundo prêmio, Cerveja peronista ou radical?, Papa prefere prata a ouro, Vaticano se prepara para entronização de Francisco e Oficiais franceses mortos no Mali chegam a cinco, veja estas e outras notícias agora, no Jornal Internacional.
A morte como segundo prêmio
Mesmo proibidas por lei, as rinhas - confrontos - de cães são uma paixão nacional no Paquistão, reunindo grandes multidões em festas sangrentas nas áreas rurais.
Cerveja peronista ou radical?
A disputa na Argentina entre os peronistas no poder e a oposição radical migrou para a cerveja artesanal, com produtos rivais feitos por militantes de cada partido.
Papa prefere prata a ouro
O papa Francisco, que já quebrou a tradição algumas vezes desde que foi escolhido, pelo jeito prefere usar acessórios de prata aos de ouro. O anel do Pescador que vai ser colocado nesta terça-feira no dedo do pontífice argentino durante a missa de entronização é de prata dourada.
Vaticano se prepara para entronização de Francisco
O Vaticano se prepara para a missa de entronização do papa Francisco, na terça-feira. A cerimônia vai marcar oficialmente o início do pontificado do ex-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio - o primeiro latino-americano a chefiar a Igreja Católica.
Oficiais franceses mortos no Mali chegam a cinco
Um ataque de combatentes jihadistas no norte do Mali aumentou para cinco o número de oficiais franceses mortos na ofensiva liderada no país africano. A ONU só deve assumir uma missão de estabilização por lá daqui a quatro meses.
Música para proteger o muro
O ator e cantor americano David Hasselhoff se juntou à campanha para manter de pé um dos poucos trechos do Muro de Berlim que foram preservados: a East Side Gallery. Muito popular na Alemanha especialmente depois da queda do muro, quando a música "Looking for Freedom" foi um dos temas dos jovens que pediam por mudanças, o artista tenta proteger um pedaço da história mundial da especulação imobiliária.
Airbus fecha o maior contrato da aviação civil
O presidente da França, François Hollande, comemorou nesta segunda-feira um contrato histórico da Airbus. A fabricante de aviões, com sede em Toulose, vai receber mais de 18 bilhões de euros pela venda de 234 aeronaves para a companhia indonésia Lion Air. O contrato irá permitir a criação de cinco mil empregos na França ao longo de dez anos.
Energia solar sem precedentes em Abu Dhabi
A maior usina do planeta de Energia Solar Concentrada já está em operação em Abu Dhabi. A capital dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de reinos ricos em petróleo, quer ser a principal produtora regional de energias renováveis.
Carro-bomba faz oito vítimas na Somália
Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira no centro de Mogadíscio, deixando pelo menos oito pessoas mortas. Este é o ataque mais violento cometido na Somália desde setembro do ano passado.
O amigo rabino do papa
O papa Francisco cumpre o que prega e sempre teve grande compromisso com a justiça social, é o que afirma o rabino Abraham Skorka, reitor do Seminário Rabínico Latino-americano. Há 20 anos ele é amigo do novo pontífice, com quem dividiu extensos diálogos sobre religião.
Atentado mata quatro no Paquistão
Um ataque ao Palácio de Justiça da cidade paquistanesa de Peshawar deixou pelo menos quatro mortos e 25 feridos, nesta segunda-feira. Segundo autoridades, a ação foi uma tentativa de prejudicar as eleições no país.
Sírios buscam segurança em campos de refugiados
Centenas de sírios que fugiram do conflito que há dois anos opõe rebeldes e o governo de Bashar al-Assad enfrentam o frio do fim do inverno no campo de refugiados de Qah, perto da fronteira com a Turquia. Segundo a ONU, os confrontos na Síria já deixaram 70 mil mortos, um milhão de refugiados e milhões de deslocados.
Novos tumultos no Egito
A madrugada desta segunda-feira foi marcada por tumultos no Cairo. Manifestantes contra o governo enfrentaram policiais perto da sede da Irmandade Muçulmana.
Oposição síria quer governo interino
Dezenas de membros da oposição síria se reuniram nesta segunda-feira em Istambul para designar um primeiro-ministro e um governo interino. Os escolhidos vão ser responsáveis por administrar as regiões sírias controladas pelos rebeldes que combatem o presidente Bashar al-Assad.
LETÍCIA PEREIRA
E estes foram os principais destaques mundiais. Muito obrigado pela sua companhia e audiência, nós voltamos amanhã. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário