quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornal Internacional - com Letícia Pereira (28/03/13)


LETÍCIA PEREIRA
Boa noite, o Jornal Internacional começa agora, com os principais destaques mundiais do dia, seja bem-vindo e confira.



Correa é proclamado presidente
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador proclamou nesta quarta-feira o presidente Rafael Correa como vencedor das eleições presidenciais de 17 de fevereiro, nas quais obteve um segundo mandato de quatro anos.



Arrumação para Xi Jinping
Os habitantes de Brazzaville, capital da República do Congo, estão se empenhando para deixar a cidade bem limpa e arrumada para a chegada do presidente chinês, Xi Jinping. O novo líder asiático deve visitar o país africano na sexta-feira, depois de fazer escala na Tanzânia e na África do Sul.



Modelo brasileiro
O opositor venezuelano Henrique Capriles afirmou à AFP que pretende seguir o modelo de políticas sociais implementadas no Brasil caso seja eleito presidente e que trava uma "luta espiritual" a dias das eleições de 14 de abril em que enfrentará o candidato governista e presidente interino, Nicolás Maduro.



Novo olhar sobre erupção do Vesúvio
O British Museum em Londres inaugura nesta quinta-feira uma grande mostra sobre a erupção do vulcão Vesúvio em 79 D.C. que devastou Pompeia e Herculano. Mas, ao contrário das muitas exposições sobre o tema, a exibição traz um novo olhar sobre o dia a dia das pessoas que viviam nas cidades italianas.



Sem prazo para reabertura do Engenhão
O presidente da RioUrbe, empresa municipal de urbanização, declarou nesta quarta-feira que não há prazo para a reabertura do estádio João Havelange. O Engenhão foi fechado na terça-feira, por ordem do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, depois de um laudo constatar problemas estruturais na cobertura. A arena estava prevista para sediar provas de atletismo dos Jogos Olímpicos 2016.



Lembranças de um gênio
O pianista Chucho Valdés recorda o pai, Bebo, músico e compositor cubano que morreu na Suecia na sexta-feira passada aos 94 anos. O artista era considerado uma lenda do jazz latino.



Brics encerra cúpula sem criar banco de desenvolvimento
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul concluíram nesta quarta-feira uma cúpula de dois dias em Durban, África do Sul, sem concretizar o lançamento de um anunciado banco de desenvolvimento capaz de competir com instituições como o Banco Mundial, dominadas pelos países ocidentais. Os líderes do grupo Brics também expressaram preocupação com a violência na Síria e o polêmico programa nuclear do Irã.



O bom humor de Sarkozy
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy fez uma rara aparição pública nesta quarta-feira na Bélgica. O político viajou ao país para entregar a Legião de Honra, a mais alta homenagem francesa, para o ministro das Relações Exteriores belga Didier Reynders e, bem humorado, falou com os jornalistas.



Saldo de mortos no Mali
Sessenta e três soldados malinenses e 600 islamitas morreram em quase três meses de intervenção estrangeira no Mali. Cinco oficiais franceses também foram mortos na ofensiva contra radicais islâmicos, que custou ainda a vida de pelo menos 26 militares do Chade.



Referendo sobre o casamento gay
Manifestantes contrários ao casamento e a adoção entre pessoas do mesmo sexo na França prometeram pedir diretamente ao presidente um referendo sobre o tema. O projeto de lei seria a primeira grande reforma no governo de François Hollande.



Coreia do Norte corta comunicação militar com Seul
A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira que cortou o último meio de comunicação militar direta com Seul, em uma escalada de hostilidades. Pouco antes, Pyongyang afirmou que vai realizar uma reunião plenária com os líderes de mais alto escalão do país antes do fim de março para decidir assuntos importantes e prometeu uma guinada crucial.



Suprema Corte dos EUA analisa lei do matrimônio
A lei federal de Defesa do Matrimônio nos Estados Unidos está sob análise nesta quarta-feira na Suprema Corte do país. A mais alta instituição jurídica americana avalia o caso de uma lésbica que teve de pagar 363.000 dólares em impostos após a morte da companheira -- o que não aconteceria se o casal fosse heterossexual.



Liga Árabe proclama direito de armar rebeldes sírios
A cúpula anual da Liga Árabe terminou com a Coalizão Nacional representando a Síria e os líderes da região proclamando o direito de armar os rebeldes que enfrentam o regime do presidente Bashar al-Assad. A violência no país foi um dos principais temas discutidos no encontro de um dia em Doha, no Qatar. A Rússia classificou nesta quarta-feira de ilegal e indefensável a decisão do grupo.



Último dia da cúpula dos Brics
A presidente brasileira, Dilma Rousseff, destacou nesta quarta-feira em Durban o papel fundamental das potências emergentes no atual cenário de grandes mudanças econômicas. No segundo e último dia da V Cúpula dos Brics, ela discutiu com os líderes da Rússia, Índia, China e África do Sul detalhes da criação de um banco comum de desenvolvimento.



Bancos cipriotas reabrem na Grécia
As sucursais dos bancos cipriotas Bank of Cyprus, Cyprus Popular Bank e Hellenic Bank abriram nesta quarta-feira na Grécia, depois de terem passado a terça-feira sob o controle do Banco do Pireu. Clientes preocupados por seus depósitos começaram a fazer fila em frente às agências antes da reabertura.



Francisco recusa apartamento papal
O papa Francisco decidiu ficar até nova ordem na residência de Santa Marta, no Vaticano. Em vez de se mudar para o amplo apartamento pontifício, o líder da Igreja Católica prefere ficar próximo a outros membros do clero.



EUA e França discutem conflitos no mundo
O secretário de Estado americano, John Kerry, está em Paris para conversar com o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius. Na pauta de discussões desta quarta-feira, a situação no Mali, na Síria e na República Centro-Africana.



Cautela sobre casamento gay
Milhares de ativistas dos direitos gays tomaram às ruas em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos nesta terça-feira para exigir que o tribunal legalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O processo deve levar vários meses para ser concluído e promete ser polêmico até o fim.



LETÍCIA PEREIRA
E este foi o Jornal Internacional de hoje, outras notícias ás 07:30 da manhã aqui no P1, a todos uma boa noite e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário