quinta-feira, 7 de março de 2013

Jornal Internacional - com Letícia Pereira (07/03/13)


LETÍCIA PEREIRA
Boa madrugada, o Jornal Internacional começa agora com os principais destaques internacionais do dia, confira.




Chavistas choram perda em Paris
Dezenas de pessoas, convocadas por partidos de esquerda, se reuniram aos pés da estátua de Simon Bolívar, em Paris, para lembrar o presidente venezuelano Hugo Chávez, que morreu na terça-feira vítima de um câncer. A homenagem contou com a participação de vários embaixadores.



Autoridades palestinas e russas lamentam morte de Chávez
Palestinos na cidade de Ramallah lamentaram a morte de Hugo Chávez. Na Rússia, o ministério das Relações Exteriores afirmou que o líder venezuelano era "um amigo verdadeiro e sincero da Rússia".



O começo do adeus
Uma maré vermelha de fiéis partidários de Hugo Chávez acompanhava com tristeza o cortejo fúnebre do presidente Hugo Chávez, partindo do hospital Militar onde faleceu até a capela ardente instalada na Academia Militar.



Chávez é derrotado pelo câncer
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, em Caracas, aos 58 anos, ao final de um longo tratamento contra o câncer. Ele deixa como sucessor o vice-presidente Nicolás Maduro e a incerteza em um país que liderou por 14 anos.



Comoção mundial pela morte de Chávez
A comunidade internacional reagiu com pesar à notícia da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O líder foi homenageado pelo Irã e pela Rússia, além de ter sido saudado como um grande amigo pela China.



Maduro: fiel a Chávez
O líder venezuelano, Hugo Chávez, perdeu a batalha contra o câncer, depois de uma longa luta contra a doença. A morte do dirigente latino-americano provocou uma onda de comoção no continente. O vice-presidente, Nicolás Maduro, que assumiu o governo interinamente até a realização de novas eleições, disse que vai continuar fiel ao legado de Chávez e pediu por união.



Morales 'destruído' com morte de Chávez
O presidente da Bolívia Evo Morales disse estar "triste e destruído" com a morte do líder da Venezuela, Hugo Chávez. O dirigente boliviano chamou Chávez de irmão e companheiro revolucionário em um pronunciamento no palácio presidencial de La Paz.



Maduro assume Presidência interinamente
Com a morte de Hugo Chávez, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro vai assumir a presidência do país interinamente e convocar eleições nos próximos 30 dias.



Capriles pede união a venezuelanos
O líder opositor venezuelano, Henrique Capriles Radonski, pediu esta terça-feira a unidade de todos os venezuelanos e transmitiu sua "solidariedade a toda família e aos seguidores" do presidente Hugo Chávez, que morreu no hospital militar de Caracas. Especialistas políticos acreditam que Capriles deve enfrentar o vice-presidente Nicolás Maduro na sucessão presidencial.



Líderes de vários países lamentam morte de Chávez
A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de seu colega venezuelano, Hugo Chávez. O ex-presidente Lula disse que está "triste" pela morte do líder e recordou a luta dele por um 'mundo mais justo'. Já o presidente americano, Barack Obama, afirmou que apoia o povo venezuelano no que considera um "novo capítulo" da Venezuela.



Observadores da ONU capturados por rebeldes sírios
Rebeldes armados capturaram nesta quarta-feira 20 observadores da ONU nas colinas de Golã, na fronteira entre a Síria e Israel, um caso ainda sem precedentes na guerra na Síria.



Dow Jones atinge novo recorde histórico
Após superar a maior alta desde antes da crise de 2008 nesta terça-feira, o principal indicador da Bolsa de Nova York, o Dow Jones, atingiu um novo máximo histórico no fechamento desta quarta-feira. Os investidores repercutiram notícias como a aprovação na Câmara dos Representantes do projeto para financiar o governo federal até o final de setembro.



Primeiras fotos de Bento XVI após renúncia
Paparazzi da revista italiana de fofocas Chi conseguiram as primeiras imagens do Papa Emérito Bento XVI desde que ele renunciou. A fotografia foi tirada com uma lente poderosa, durante um passeio de Joseph Ratzinger pelo jardim da residência papal de verão Castelgandolfo.



Nevasca paralisa Washington
Uma nevasca paralisou parcialmente as atividades em Washington nesta quarta-feira. Escolas, prédios públicos e museus permanecem fechados. Quase dois mil voos foram cancelas apenas pela manhã.



Microsoft é multada
A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que assume total responsabilidade pelo erro técnico que provocou o descumprimento do compromisso, assumido em 2009 com a União Europeia, de oferecer aos usuários europeus do Windows a possibilidade de escolher navegadores alternativos. A empresa recebeu uma multa de 561 milhões de euros, ou 730 milhões de dólares, por abuso de posição dominante.



Praga dos gafonhotos
Milhões de gafanhotos invadiram nesta quarta-feira o deserto de Negev, em Israel, perto da fronteira com o Egito. De acordo com a Organização para Agricultura e Alimentação da ONU, FAO, a nuvem de insetos migrou pelos últimos dias através do Egito e pode chegar a Faixa de Gaza e a Jordânia também.



Ferrari lança a "LaFerrari"
Os lançamentos de luxo sempre chamam atenção nos salões de automóveis. Na expo de Genebra, que abre ao grande público nesta quinta-feira, o novo modelo da Ferrari, o "LaFerrari", foi um dos destaques. O carro híbrido, dotado de motor elétrico, custa um milhão de euros, sem contar os impostos.



Bailarino confessa ataque a diretor do Bolshoi
A polícia russa informou nesta quarta-feira que um dos principais solistas do balé Bolshoi confessou ter planejado o ataque com ácido em janeiro contra o diretor artístico da companhia, Serguei Filin. Segundo a imprensa de Moscou, Pavel Dimitrichenko pretendia vingar uma bailarina que não recebeu o principal papel em uma encenação do Lago dos Cisnes.



Parte dos EUA paralisada pela neve
A tempestade de neve que atinge o norte dos Estados Unidos e se desloca em direção para Washington provocou nesta terça-feira o cancelamento de mais de 1.200 voos, além de fechar dezenas de estradas e interromper as aulas em diversas áreas do país.



LETÍCIA PEREIRA
E este foi o Jornal Internacional de hoje, outras notícias a partir das 07:30 aqui no P1, a todos uma boa madrugada e até mais, tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário