sábado, 9 de março de 2013

Jornal Internacional - com Letícia Pereira (09/03/13)


LETÍCIA PEREIRA
Boa madrugada, o Jornal Internacional começa agora, com os principais destaques internacionais, confira.



Venezuelanos acompanham funeral sob sol forte
Milhares de pessoas assistiram as cerimônias fúnebres de Hugo Chávez sob sol forte nas ruas de Caracas. Muita gente se emocionou com a despedida do líder.



Espada de ouro sobre caixão de Chávez
Foi realizado nesta sexta-feira o funeral do presidente venezuelano Hugo Chávez. Durante a cerimônia Maduro se aproximou do caixão e pegou uma réplica dourada da espada de Simón Bolívar, colocando-a sobre o caixão de Chávez.



Ahmadinejad chora por Chávez
Os funerais de Estado do presidente Hugo Chávez foram celebrados nesta sexta-feira na Academia Militar de Caracas na presença de delegações de 54 países, incluindo a maioria dos líderes da América Latina e do Caribe, entre eles Lula e Dilma, além do iraniano Mahmud Ahmadinejad. Uma homenagem solene ao presidente que governou a Venezuela por 14 anos.



Filas longas para dar adeus a Chávez
Sob o frio da madrugada, milhares de pessoas ainda esperavam nesta sexta-feira por uma chance de ver o corpo do presidente Hugo Chávez, na sede da Academia Militar em Caracas. O funeral oficial, à tarde, vai contar com a presença de dezenas de chefes de Estado e de governo, além de representantes de vários países do mundo.



Dilma e Lula assistem a funeral de Chávez
A presidente Dilma Rousseff assistiu na noite de quinta-feira ao funeral do líder venezuelano Hugo Chávez, morto em decorrência de um câncer. Ela estava acompanhada do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que era grande amigo de Chávez.



Malvinas valida seu futuro
A população das Malvinas foi convocada para ir às urnas no domingo e na segunda-feira para um referendo de autodeterminação que decidirá seu vínculo com a coroa britânica, iniciativa que a Argentina não reconhece em meio a tensões com o Reino Unido pela soberania das ilhas.



Genro de Bin Laden alega inocência
O genro de Osama bin Laden declarou inocência em um tribunal de Nova York nesta sexta-feira. Sulaiman Abu Ghaith é acusado de terrorismo.



Conclave começa em 12 de março
O conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI após sua renúncia histórica começará no dia 12 de março, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira. A data foi votada por maioria simples, ao término de cinco dias de reuniões em que tiveram a palavra mais de 100 representantes de todos os continentes. Apenas dois cardeais com direito a voto não vão interferir na escolha do novo Papa.



Pedalando pela igualdade
Um grupo de paquistanesas realizou uma manifestação incomum nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher. Elas organizaram um passeio de bicicleta pela capital do Paquistão, Islamabad, para promover a prática esportiva. No país, o ato de pedalar não é socialmente aceito para elas.



Grafiteira trabalha em defesa das mulheres
Uma grafiteira carioca participa neste Dia Internacional da Mulher de uma mesa redonda sobre a violência doméstica na sede da ONU, em Nova York. O nome dela é Panmela Castro. Conhecida como Anarkia Boladona, a artista formada pela UFRJ já defendeu a luta pela igualdadeem mais de 20 cidades do mundo.



O drama da milionésima refugiada síria
A maioria das mulheres sírias não têm motivos para comemorar nesta sexta-fera o Dia Internacional da Mulher. Em um país mergulhado em dois anos de conflito, muitas são vítimas das mais variadas formas de violência ou perdem os maridos e os filhos para a guerra. Um exemplo disso é Bushra. A milionésima refugiada a deixar o país não tem notícias do companheiro há um ano.



Mulheres ainda enfrentam violência na Bolívia
No Dia Internacional da Mulher, ativistas fazem um alerta para a violência doméstica na Bolívia. Cento e vinte mulheres foram mortas pelo companheiro no país em 2012. O governo de Evo Morales propôs uma lei mais rigorosa para tentar resolver o problema. Só que a medida, segundo manifestantes, não é educativa - e joga a responsabilidade destes casos para policiais, muitas vezes corruptos e machistas.



Egípcias contra o 'terrorismo sexual'
O mundo comemora nesta sexta-feira o Dia Internacional da Mulher. Mas, as egípcias do Cairo têm poucos motivos para celebrar. Desde a revolução que derrubou o ex-presidente Hosni Mubarak, agressões sexuais vêm se multiplicando no Egito. As vítimas denunciam a falta de ação das autoridades contra o que chamam de "terrorismo sexual", enquanto grupos feministas tentam ensinar técnicas de defesa pessoal.



Psy anuncia música nova para abril
O lançamento do novo single do rapper Psy já tem data marcada. O cantor sul-coreano, de 35 anos, anunciou em vídeo postado na internet que vai apresentar a música durante um show em Seul, no dia 13 de abril. A performance será transmitida ao vivo pelo YouTube.



Coreia do Norte promete guerra
A Coreia do Norte anunciou que vai romper o acordo de paz com a Coreia do Sul, em vigor desde 1953. Pyongyang ameaçou ainda realizar um ataque nuclear contra os Estados Unidos. As decisões foram uma resposta às novas sanções impostas pela ONU ao regime norte-coreano.



Sacerdotisa excomungada protesta no Vaticano
Uma sacerdotisa, que era de comunhão católica e foi excomungada, fez um protesto no Vaticano. Ela exigiu que Igreja Católica aceitasse a ordenação de mulheres.



Rosa... a cor da força!
As integrantes do Femen e do Pussy Riot ganharam fama ao redor do mundo pelos protestos. No dia internacional da mulher, elas são apenas um exemplo entre tantos outros de que o chamado sexo frágil, na verdade, está longe de qualquer fraqueza.



LETÍCIA PEREIRA
E este foi o Jornal Internacional de hoje, outras notícias neste sábado ás 8 da manhã aqui no P1, a todos vocês um bom fim de semana, até mais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário