sexta-feira, 12 de abril de 2013

Jornal Internacional - com Letícia Pereira (12/04/13)


LETÍCIA PEREIRA
Boa noite, o Jornal Internacional está no ar ao vivo, e em alta definição, veja nesta edição as principais notícias mundiais e a terceira reportagem especial sobre a Coreia do Norte, seja bem-vindo e fique conosco.



Obama se encontra com Ban Ki-moon
O presidente americano, Barack Obama, se encontrou na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Obama pediu à Coreia do Norte que detenha a "atitude agressiva".



O inexperiente ditador Kim Jong-Un
Especialistas consideram que o ditador Kim Jong-Un não tem experiência suficiente para conter o exército da Coreia do Norte e evitar uma guerra. A tensão na península é grande com inúmeras consequências negativas para a região.



Gol sem erro humano
A Premier League anunciou nesta quinta-feira que vai usar um sistema eletrônico na linha de gol a partir da próxima temporada. A empresa Hawk-Eye foi a escolhida para realizar a arbitragem.



G8 é firme com Coreia do Norte, mas não decide sobre Síria
O G8 ameaçou nesta quinta-feira impor novas sanções a Coreia do Norte em caso de lançamento de mísseis, mas não foi capaz de superar as divergências sobre a Síria. Os ministros das Relações Exteriores dos oito países mais ricos se limitaram a pedir à comunidade internacional que amplie sua ajuda ao povo sírio.



Mandela se recupera bem
A população da África do Sul ficou escandalizada nesta quinta-feira com a notícia de que duas filhas de Nelson Mandela pretendem entrar na justiça contra o advogado do pai. Elas afirmam que George Bizos e outras duas pessoas próximas ocupam injustamente o conselho de administração de fundos de investimento do símbolo da luta contra o apartheid.



Sul-coreanos protestam contra o fechamento de Kaesong
Membros de uma ONG protestaram nesta quinta-feira em Seul contra a decisão da Coreia do Norte de suspender as atividades no complexo industrial de Kaesong. Apesar do acirramentos das hostilidades, a China ainda posta no diálogo para resolver as tensões na região.



O mundo mágico das invenções em Genebra
Engenhocas de todo tipo são as atrações da 41ª edição da Exposição Internacional de Invenções, em Genebra. Aparelhos práticos para o cotidiano e peças inusitadas, com pouca utilidade, devem atrair até domingo cerca de 60 mil pessoas para a feira.



Mexicanos ainda tentam cruzar a fronteira
Apesar da crise econômica nos Estados Unidos, cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais permanecem no país. Muitos outros ainda tentam chegar pela fronteira com o México. A segurança na área foi reforçada nos últimos anos. O esquema dificulta a travessia dos estrangeiros, mas não impede que eles arrisquem a vida em nome do 'sonho americano'.



Louvre reaberto e vigiado
Policiais uniformizados estão patrulhando o Museu do Louvre, em Paris, nesta quinta-feira, um dia depois de uma paralisação dos funcionários motivada pelos frequentes roubos de visitantes no local.



Uruguai aprova casamento gay
O Uruguai se tornou o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Câmara dos Deputados uruguaia ratificou o projeto de lei do "matrimônio igualitário", que traz outras mudanças sobre filiação, divórcio, idade mínima para contrair matrimônio, regime sucessório, adoção e ordem do sobrenome dos filhos.



Líder da Otan está na Coreia do Sul
Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul permanecem em alerta com a ameaça de um ataque da Coreia do Norte. Em meio ao clima de tensão, o ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yun Byung-se, recebeu nesta quinta-feira o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.



Cúpula do G8 discute Síria e Coreia do Norte
O secretário de Estado americano, John Kerry, se encontrou com os outros ministros do G8, grupo dos países mais ricos e industrializados do mundo, nesta quinta-feira em Londres. Na pauta de discussões, a crise na península coreana e a situação na Síria.



Capriles mostra força em cidade turística
O líder oposicionista na Venezuela, Henrique Capriles, luta contra o relógio para conquistar o maior número possível de eleitores até a votação de domingo para presidente. Apesar de não aparecer como favorito nas pesquisas, ele tem atraído centenas de simpatizantes durante os comícios.



Capriles em nome da mudança
Henrique Capriles, o candidato da oposição venezuelana, está 10 pontos atrás do herdeiro político de Hugo Chávez nas pesquisas eleitorais, mas insiste que pode vencer Nicolás Maduro. Nas últimas eleições presidenciais em outubro, ele obteve 44 por cento dos votos -- o melhor resultado de um oponente durante todo o mandato do líder morto em março.



Colômbia restitui terras
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, realizou nesta quarta-feira um ato formal de restituição de terras aos camponeses deslocados por paramilitares em conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. A devolução das propriedades é uma das condições das Farc para continuar com o diálogo de paz em Cuba.



Imigrantes pressionam congressistas americanos
Uma multidão de imigrantes tomou conta da rua em frente ao Capitólio, nesta quarta-feira, para pedir a aprovação da reforma migratória pelos congressistas dos Estados Unidos. O projeto de lei, que pode abrir caminho para a regularização de mais de 11 milhões de pessoas, deve ser apresentado nos próximos dias por oito senadores, quatro democratas e quatro republicanos.




Coreia do Norte: Por trás da Cortina do Medo
O país vive sobre um regime de ausência total de liberdade, mas a ditadura comunista mais fechada do mundo passa por transformações, muito lentamente começa a se abrir, mais é difícil prever qual será o desfecho deste processo. E é o que você vai ver hoje na terceira reportagem da série sobre a Coreia do Norte.



LETÍCIA PEREIRA
E o Jornal Internacional termina aqui, nós voltamos amanhã, uma boa noite e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário